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Final da Copa do Mundo 1970

FUTEBOTON, o que é ?

FUTEBOTON é uma ação em prol do Futebol de Botão, ou Futebol de Mesa, ou como falávamos quando criança "Jogo de Botão". Aqui são publicadas cartelas para impressão de desenhos de times de futebol de botão, que podem ser baixadas gratuitamente. Aproveite todo o conteúdo e divirta-se!

quinta-feira, 24 de julho de 2025

LIGA FUTEBOTON - REGRAS

 


REGRAS

Demonstração da Regra 12 x 3

TEMPO DE JOGO

    Cada jogo terá duração de 10 min em tempo único.

ACIONAMENTO DO BOTÃO

    O botonista com a posse de bola tem direito a 5 segundos entre um acionamento e outro. Cada acionamento deve ser contado em voz alta pelo jogador;
 
    Cada jogador, quando com posse da bola, tem direito a um limite coletivo de 12 toques para efetuar o chute a gol. Cada botão poderá ser acionado por no máximo 3 (três) vezes consecutivas. O quarto acionamento deverá ocorrer obrigatoriamente em outro botão. Caso não consiga, perde a posse de bola e é marcada falta técnica com tiro livre indireto (2 toques) para o adversário. Esta falta deverá ser cobrada sempre no local onde a pastilha parar.

    



    Quando, após tocar a pastilha, um botão deslocar o goleiro ou um, ou mais botões adversários, de forma direta ou indireta, o jogador perderá o direito ao limite de 12 (doze) toques coletivos, tendo apenas mais três acionamentos. Se tal fato ocorrer a partir do 10º (décimo) toque, o jogador terá apenas os toques restantes (dois ou um, conforme seja), nunca excedendo o limite de doze toques.

    Ocorrendo quarto toque com o mesmo botão é marcada falta técnica com tiro livre indireto (2 toques) para o adversário.   Esta falta deverá ser cobrada sempre onde ocorreu o quarto acionamento.

SAÍDA DE BOLA

    Na saída de bola ao centro, o jogador deverá posicionar 3 (três) botões da equipe, dentro do círculo central;

    Quando da execução do primeiro toque não poderá sair do círculo central.   Caso a pastilha ultrapasse o círculo central já no primeiro toque, o jogador deverá dar nova saída.   São permitidas até 2 (duas) novas tentativas de saída, desde que a pastilha não encoste no botão adversário em nenhuma delas.

    Uma vez que, se houver contato da pastilha com um botão adversário, a posse de bola passará ao adversário.   Se na terceira tentativa a pastilha sair do círculo central, será considerada falta técnica, e o jogador adversário cobrará com tiro livre indireto, (2 toques) onde a pastilha parou.

    Destaca-se que o(s) toque(s) dados nas tentativas de saída de bola serão contabilizados normalmente, dentro do total de 12 (doze) toques da posse de bola, ou seja, caso haja uma segunda saída, a contagem iniciará como toque número dois.


POSSE DE BOLA

    A posse de bola é o direito que o jogador tem para executar acionamentos dos botões e/ou goleiro de sua equipe.

   Quando a pastilha for tocada por um time e encostar no botão adversário, a posse de bola para para o jogador adversário.   O adversário terá 12 (doze) toques para executar sua jogada.   Caso o botão do jogador adversário não toque a pastilha no primeiro acionamento, a posse de bola é revertida para o jogador que provocou a situação, neste caso prosseguirá a contagem de onde parou quando perdeu a posse de bola.

  Sempre que um jogador durante sua jogada perder a posse de bola, o adversário inicia nova jogada com limite de 12 (doze) toques.

  Também perderá a posse de bola após o chute a gol, quando a pastilha for diretamente para linha de fundo sem tocar em algum botão ou no goleiro adversário.

    Toda vez que a pastilha parar no interior da pequena área adversária, o jogador atacante perde a posse de bola para o adversário.

    Se após um acionamento, ocorrer tiro de meta ou saída pela lateral, ou ainda escanteio (no campo de defesa), a posse de bola passa para o adversário.


FURADA

    Furada é a situação em que o botão acionado não tocar a pastilha.

  Quando o botão acionado não deslocar a pastilha haverá perda da posse de bola.  Por extensão, se o jogador adversário, que passa a ter a posse de bola acionar o botão e não atingir a pastilha, ou seja, "furar", o oponente continuará a jogada desde que esteja dentro dos 3 (três) acionamentos do botão e dos 12 (doze) acionamento coletivos.   A furada do botão na jogada contabiliza toque normalmente.


CHUTE A GOL

    Em qualquer situação, só será permitido chute a gol, com a pastilha posicionada no campo adversário.

    Para chutar a gol, o jogador obrigatoriamente deverá manifestar sua intenção em voz alta.

  Manifestado o desejo de chute a gol, não poderá haver desistência, devendo o jogador concluir o chute, indicando o botão que pretende acionar para o chute a gol.   Em caso de desistência ocorrerá falta técnica com cobrança de tiro livre indireto (2 toques) para o adversário, cobrada no local onde a pastilha estiver posicionada.

   Em caso de chute a gol, o jogador defensor tem direito a 5 (cinco) segundos para posicionar seu goleiro.

    Manifestado o desejo de chute a gol, o jogador da defesa poderá facultativamente retirar da pequena área todo e qualquer botão adversário, ou qualquer defensor, para arrumação do goleiro, deslocando os mesmos na linha ao lado entre a pequena e grande área.

    Em caso do botão "colar" na pastilha não é permitido afastar o botão com acionamento para trás.   Deverá manifestar o desejo de chute a gol na posição em que se encontre. 

    Após o chute a gol o jogador perderá a posse de bola: se a pastilha sair pela linha de fundo; ou se parar na pequena área.   Se ocorrer defesa do goleiro com rebote permanecerá a posse de bola com o atacante, seja a pastilha em campo, saída pela lateral ou escanteio.


MOVIMENTAÇÃO DO GOLEIRO

    O jogador poderá movimentar seu goleiro quando o adversário anunciar o chute a gol.   O goleiro poderá ser movimentado somente dentro da pequena área.

    O goleiro poderá permanecer fora da pequena área, nos limites da grande área, desde que não seja movimentado, quando do anúncio do chute a gol.

  Quando a pastilha parar nos limites da pequena área, decorrente de chute a gol do adversário, ou mesmo de toque do adversário, a posse de bola passa para o goleiro.   Nesse caso o acionamento pelo goleiro é feito por apenas um toque.   Importante esclarecer que não é permitido dois ou três toques valendo um.

   Quando ocorrer toque por acionamento do goleiro a pastilha não poderá ultrapassar o limite do centro de campo.   Caso ultrapasse, a posse de bola passa para o jogador adversário que cobrará falta técnica com tiro livre indireto na posição onde a pastilha parou.

  Sempre que em lance normal de jogo, a pastilha bater no goleiro e parar nos limites da grande área, decorrente de toque do adversário, a posse de bola é revertida para o jogador defensor.   Nesse caso o goleiro pode ser acionado tocando a pastilha uma vez só e ser reposicionado nos limites da grande área.

  Não é permitido recuar pastilha para o goleiro.   Caso ocorra, o jogador perderá a posse de bola e o adversário cobrará falta técnica em tiro livre indireto.


MOVIMENTAÇÃO DOS BOTÕES

    O jogador poderá movimentar manualmente seus botões somente após chute à gol quando a pastilha sair pela linha de fundo.   É permitido movimentar apenas dois botões pelo atacante e depois dois botões pela adversário defensor.

    Obrigatório manter a distância de 8cm entre os botões ao movimentar manualmente.


TIRO DE META

    Tiro de meta é considerada a reposição de bola em jogo decorrente de saída pela linha de fundo.   Ocorre quando o jogador atacante toca em lance normal ou após chute a gol.

    O tiro de meta é cobrado no canto da pequena área do lado em que a pastilha saiu de campo, e a pastilha não precisa sair da grande área para se tocada pelo próximo botão.

    O tiro de meta só pode ser cobrado por um botão, não ode ser cobrado pelo goleiro.   Após a cobrança o próximo acionamento deverá ocorrer com outro botão.

    















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INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Neste Blog é possível encontrar uma grande quantidade de cartelas para impressão de times de futebol de botão, chamadas "artes para futebol de botão". Para baixar as artes gratuitamente basta clicar sobre a arte, a imagem aparecerá ampliada. Clique então com botão direito do mouse sobre a arte, escolha a opção "salvar imagem como" e escolher o local para salvar o arquivo em seu PC. Atualmente são 439 cartelas de times disponíveis para download gratuitamente.

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