Futebol de Botão é um jogo simulado de futebol, praticado utilizando-se botões que representam os jogadores, movimentados com o auxílio de uma peça plástica denominada palheta que impulsiona os botões para acertar uma bolinha ou pastilha, ou ainda um dadinho, com objetivo de acertar o gol. Inicialmente praticado como brincadeira proporcionando divertimento aos praticantes, transformou-se em esporte. Isso mesmo, o Futebol de Botão é reconhecido como esporte através da Resolução 14, de 29/09/1988, do CONSELHO NACIONAL DE DESPORTOS - CND, que tinha como atribuições promover atividades esportivas, educação física através da prática de esportes em todo território nacional.
FUTEBOTON - ARTES PARA FUTEBOL DE BOTÃO
A origem do futebol de botão remonta ao início do século XX, sendo um jogo criado no Brasil e profundamente enraizado na cultura esportiva do país.
A invenção do futebol de botão é atribuída a brasileiros que, no início da década de 1920, buscavam uma forma de simular partidas de futebol em mesas, principalmente nos momentos de lazer. O jogo teria surgido de forma informal, com garotos usando botões de roupa, tampas de garrafas, moedas e outros objetos pequenos para representar os jogadores. Daí veio o nome "futebol de botão".
Dizem que, no Brasil, a bola nem é tão importante para o futebol. Qualquer garrafa já basta – pode ser a tampinha também. E se, em vez de jogarmos com os pés, jogássemos com as mãos e, se em vez de usarmos a bola – que, afinal, nem é tão necessária -, usássemos botões de madeira? Imaginação à parte, foi a essa conclusão que chegou Geraldo Cardoso Décourt, brasileiro que inventou o futebol de botão em 1930. Apesar das notáveis mudanças em relação ao futebol, algo não mudou: a paixão daqueles que jogam ou se interessam pelo esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário